sexta-feira, 29 de novembro de 2013

DICAS PARA UMA REMANDA SEGURA:

Angela Bauer atleta e pioneira do sup dá a dica:


O equipamento é muito importante na hora de aprender a remar e a surfar, você tem que ter um adequado para seu tamanho, peso e nível de aprendizado.




Remo

Existem padroes para o tamanho do remo porém é muito difícil dizer um tamanho ideal padrão porque o corpo humano é diferente em todos os sentidos para homens e mulheres.

As mulheres tem o centro gravitacional mais baixo que o homem tendo melhor equilíbrio e braços mais curtos modificando o tamanho do remo e eu indico que experimentem vários e definam o que é mais confortável para remar corretamente pois o shape influencia muito Tb e a cada dia aparecem novos no mercado.

Geralmente cortamos o remo um palmo acima da cabeça para remadas e um pouco menor para a pratica do surf porém cada corpo é um corpo e com tamanhos de pernas e braços diferentes variando muito o tamanho e tipo adequado para cada pessoa.

O ideal é experimentar a partir desta medida meia que padrão e ir testando o que funciona melhor para vc. Hoje existem diversos tipos de remo com feitos com material que variam desde o plástico até o de fibra de carbono que são os melhores por serem mais leves e resistentes.

O importante na remada é que a pá esteje toda ou quase toda dependendo do shape do remo dentro da água. Entrar com o remo na lateral e posicional-lo na vertcal assim que ele estiver submerso e puxa-lo usando a força do abdomem , gluteoos e/ou pernas. Nunca puxar o remo com os músculos do braço, pescoço e coluna.

O problema é que o corpo tem uma tendência a remar errado e por isso é aconselhável ter um instrutor competente que corrija seus movimentos até que o cérebro memorize-os e o execute-os automaticamente. Leva um tempo mas depois vc rema corretamente automaticamente e constrói um abdômen novo! Este músculo ajuda a prevenir lesões na coluna.

O remo funciona como uma muleta, ele te segura na parede da onda e te traz mais velocidade quando vc precisa, te freia e potencializa suas manobras. Para cada manobra e movimento existe uma técnica que facilita o aprendizado.




Prancha

Prancha é fundamental em qualquer nível de aprendizado. Para iniciar vc precisa de uma prancha com uma boa flutuação e quanto mais nova melhor porque o peso influencia muito. 

Atualmente as pranchas são leves e resistentes facilitando o transporte e evitando lesões na coluna por carregar muito peso e dentro da agua facilita a interação do corpo com o equipamento. Conforme a pessoa vai evoluindo vai trocando de equipamento.

Muita gente desiste de continuar porque esta com um equipamento para profissional e não para iniciante. O mercado é cruel, as pessoas querem apenas vender pranchas.

Exitem pranchas de fibra de carbono, de epóxi e inflláveis. Cada uma com sua vantagem.

A de carbono é leve e resistente porem mais cara , a de epoxi oferece uma boa performance e é mais barata e a inflável soluciona o problema da falta de espaço .

Deve-se usar uma cordinha amarrando seu pé a prancha para caso perde-la conseguir recuperar com facilidade.

E as quilhas fazem muita diferença na performance deixando a prancha mais solta ou mais presa dependendo da posição e tamanho de cada uma. 

Também influencia na estabilidade da prancha dependendo das condições do mar.




Postura

É fundamental para um bom desempenho manter a postura correta, os pés ficam paralelos e no meio da prancha geralmente..mas se vc tem uma barriga muito grande seu ponto de equilíbrio na prancha será diferente o importante mesmo é que a cabeça deve ficar alinhada ao quadril porque a cabeça pesa e se ela fica para frente ou para traz vc acaba perdendo o equilíbrio.

Os joelhos sempre levemente dobrados para equilibrar melhor o corpo na prancha. Para não cair abaixe e agarre na borda da prancha. Olhando sempre para frente analizando as condições do local.

O braço que segura a parte superior do remo apenas mantem a direção e ajuda a segurar o remo, seempre abaixo do peito, a força é feita com o braço de baixo em um ângulo de 90% usando o músculo do abdômen, daperna e do glúteo usanod variações.

No sup surf muda muita coisa porque temos que nos adequar ao movimento das ondulações, das correntes, do vento, e para entrar na onda as vezes forçamos e remamos de todas as maneiras para não perder a onda.

Mas para uma remada em águas paradas é fundamental que vc use os músculos certos mantenha a postura correta para não deformar o corpo.

Eu criei um nome para minha postura favorita e facilita as minhas alunas na hora de corrigi-las, o nome é “beija minha mão” que é a pose com o braço que segura o remo reta e abaixo do peito com os braços esticados como se fosse dar a mão para ser beijada por um homem de joelhos, atrai e renova nossa feminilidade alem de manter a postura que vai obriga-la a usar o braço de baixo para fazer a força usando o músculo do abdômen e não o da coluna, ombro ou pescoço.

Tenho visto muita gente remando errado e saindo com dor no ombro como foi o caso de uma colaboradora da WISA que veio remar comigo em Guaratiba e aprendeu o porque de ter dor nos ombros depois da remada..se houver alguma dor muscular tem que ser no abdomem, pernas ou glúteo.

Praticar os movimentos na o solo ajuda na hora de executa-los na água o corpo fica mais acostumado e executa o movimento com facilidade.



Não remar sozinho

não aconselho a ninguém a remar sosinho porque a natureza é imprevisível e tudo pode acontecer, caso haja algum acidente sempre vai ter alguém para te ajudar.

As vezes perdemos a postura devido a distração com a beleza da natureza, com os pássaros e animais que aparecem e até pensando na vida e sem querer remamos errado fazendo movimentos que forçam músculos do pescoço, coluna e ombros, principalmente se estamos em alguma situação de stress por isso é bom remar com alguém que tb corrija sua postura.



Usando e mantendo limpo

Usamos a natureza e não pagamos nada por ela, devemos ter responsabilidade social e cuidar da natureza retirando o lixo plástico que esta sendo responsável pela morte dos animais e do planeta.

Em cada remada retire o lixo plástico e a natureza agradece! A WISA criou bolsinhas para a retirada do plástico.

Custam R$ 25,00 e podem ser adquiridas pelo cel 21- 982038602 ou pelo facebook Angela Bauer  Segunda usamos o dinheiro para produzir mais bolsas e custear nossa participacão com banners educacionais e ações nos eventos de praias e lagos.

Por Angela Bauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário